O que é ser mesário?

23.09.2009 por Copa MB

Como já mostramos aqui no blog, ano passado, vida de árbitro de futebol não é fácil.

E quem pensa que o mesário, aquele que fica sentado na cadeira anotando as sinalizações do árbitro e preenchendo a súmula do jogo, herda a melhor parte do serviço, está algo enganado.

Mesário tem que andar com pelo menos 3 canetas no bolso: uma pra cada tempo

Mesário tem que andar com pelo menos 3 canetas no bolso: uma pra cada tempo

Mesário tem trabalho, sim. Sua função, por sinal, é das mais complexas do meio futebolístico. É o que conta o jovem Lucas Monteiro, 16, mesário da 10ª Copa Mercantil do Brasil.

Lucas começou a se interessar por arbitragem no colégio, quando apitava jogos do campeonato interno. Daí, teve a ideia de iniciar o curso para se tornar árbitro de futebol. Perto de concluir sua formação, Lucas acredita que a mesa serve como estágio para a carreira no apito.

“Ser mesário é o primeiro passo para quem está começando na arbitragem. A gente aprende muita coisa na mesa, observa o trabalho dos árbitros, para depois ir para dentro de campo. É um processo comum nesse meio”, explica.

Para ele, a função exige concentração durante todos os jogos. Um trabalho que demanda muita atenção e conhecimento dos códigos e sinais próprios dos árbitros.

“A parte mais difícil do trabalho do mesário é saber o número dos jogadores, de quem fez a falta, de quem tomou cartão. E temos os nossos códigos específicos também, que servem para facilitar nossa comunicação durante as partidas”.

Conheça alguns códigos que fazem parte da sinalização dos árbitros

À esquerda, significa que a sinalização do árbitro foi anotada na súmula. À esquerda, pedido de tempo

À esquerda, significa que a sinalização do árbitro foi anotada na súmula. À direita, pedido de tempo

Pedra-papel-tesoura? Não, esse é o número 14, na linguagem dos árbitros

Pedra-papel-tesoura? Não, esse é o número 14, na linguagem dos árbitros

9
  1. mauricio

    juiz de futebol gosta de complicar as coisas. o sinal de positivo pra eles é negativo e vice versa. dificil heim

  2. rosemary silva

    Ahhhh e complicado mesmo ser juiz ou mesario mesmo.Alias corajoso pois p todo torcedor todo juiz e ladrao!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk coitado deles!!!!eu q1 nao queria’ ser juiz.

  3. breiller

    Mauricio, realmente existe essa “contradição”. Hehe!

    E Rosemary, não queira mesmo ser árbitra. Recentemente, a Ana Paula Oliveira, que despontou como principal figura feminina na arbitragem brasileira, sofreu com seus erros e foi apedrejada pela opinião pública. Árbitro de futebol é uma profissão como outra qualquer. A diferença – nada sutil – é que ele nunca pode errar.

  4. Luiz Gustavo

    interessante… naum sabia dessa parada das canetas…

  5. isabe friche

    ser mesario é estar alerta a todos os cartoes dados pelos arbitros da partida , confirir nomes e numeros dos jogadores ter muita atenção aos jogos e ser muito responsavel Gostaria de saber como posso me escrever para ser uma mesaria da federação paulista, precisa ter curso ou nao obrigada
    ISABEL FRICHE

  6. felipe

    bom dia 06/07/2011 vou fika d mesario as 13:00 to axando mó fodaa

  7. wagner

    Ola! me responda, nao tenho curso de arbitro mais trabalho em uma empresa, e atuo como mesario de futebol, sei poucas coisas de futebol, a empresa pode assinar minha carteira como mesario

  8. gelson reis

    vai começar o campeonato estrada real, e eu serei o mesário .existe curço pra isso ou nao

  9. vera lucia domingues de oliveira

    eu adoraria fazer parte dessa equipe de arbitragem eu adoro quem sabe algum dia venha ter chance de aprender na pratica hehe

Deixe uma resposta